top of page
Marketing XP On

Webcams vs. Câmeras de Laptop: A Verdadeira Diferença

Como uma webcam específica para essa finalidade melhora a experiência da reunião e aumenta a adoção de vídeo


Por Logitech


Um efeito inesperado da pandemia de 2020 foi um aumento repentino nas videoconferências, que se tornou parte essencial da vida diária de milhões de usuários de negócios. Os benefícios que as pessoas descobriram enquanto trabalham remotamente e se protegem em casa os motivarão a continuar se encontrando por vídeo depois que retornarem ao escritório - desde que seja fácil e a experiência continue positiva.

Mas há um problema. A qualidade da tecnologia de vídeo faz toda a diferença. Se a experiência de usar o vídeo para reuniões for ruim e as pessoas não precisarem usá-lo, elas hesitarão em fazê-lo no futuro. Se a experiência for satisfatória, mais pessoas a abraçarão.




Mas se a experiência for ótima - o vídeo e o som são claros, as pessoas são fáceis de ver, a reunião parece estar lá pessoalmente - bem, essa é a chave para a adoção em toda a empresa. E é por isso que uma webcam faz uma diferença tão grande.


Limitações com câmeras embutidas

Infelizmente, muitas pessoas que trabalham remotamente tiveram que se contentar com desempenho e recursos abaixo do padrão das câmeras de vídeo embutidas em seus laptops ou telefones. Com câmeras embutidas, a qualidade é altamente variável. Às vezes está tudo bem. Muitas vezes é terrível.


As limitações das câmeras incorporadas comprometem os benefícios da colaboração por vídeo. Os problemas surgem de pouca iluminação, ângulo ruim, resolução ou clareza ruins. Se a câmera não estiver posicionada corretamente, ou o usuário estiver em uma sala escura, ou se houver uma janela brilhante atrás deles ou uma luz forte de um lado, pode ser difícil para outras pessoas vê-la claramente. As câmeras embutidas não conseguem compensar essas condições.


Outra grande limitação das câmeras embutidas nos laptops é que elas nem sempre podem estar operacionais (ou utilizáveis). Por exemplo, em um ambiente de escritório, os usuários corporativos costumam conectar seu laptop ou conectá-lo a um monitor e teclado maiores. Se o laptop estiver fechado nessas situações, a câmera incorporada não estará disponível.


Mesmo se o laptop estiver aberto enquanto estiver conectado a um monitor de tela grande, a câmera do laptop poderá enquadrar o usuário com um ângulo estranho, enquanto o usuário estiver virado para o monitor. Isso pode ser estranho para outras pessoas na reunião.


Como oferecer uma experiência de reunião superior com uma webcam criada para fins específicos


Embora a experiência de usar câmeras embutida varie - às vezes boa, geralmente terrível -, a experiência com as webcams é geralmente excelente e altamente consistente. Isso ocorre porque as webcams são criadas especificamente para essa finalidade.

Uma webcam de alta qualidade incluirá vários recursos que aprimoram a imagem. Uma das mais importantes é a capacidade de compensar a iluminação fraca - útil quando o palestrante está nas sombras ou a iluminação está simplesmente muito escura. A Logitech Brio, por exemplo, usa a tecnologia RightLight™ 3 e alta faixa dinâmica (HDR) para destacar o assunto (e não o fundo), para que o palestrante fique sempre claramente visível.


A capacidade de alterar o campo de visão (FOV) e posicionar a câmera em um ângulo mais favorável é outro recurso valioso. Ele permite que os usuários cortem os fundos que causam distração, enquadrem-se perfeitamente ou capturem a cena inteira, se necessário.

Outra consideração: integrações e certificações. As webcams certificadas para software de videoconferência como Google Meet, Microsoft Teams e Zoom ajudam a garantir reuniões sem problemas. Por exemplo, a certificação da webcam Brio para Windows Hello™ torna a videoconferência mais fácil de começar e mais segura. Os participantes da reunião simplesmente olham para a câmera para efetuar login. Certificações como essas são extremamente benéficas para a TI, pois capacitam os usuários finais e reduzem as chamadas para o suporte técnico.


E, finalmente, as webcams permitem que as pessoas ofereçam sua melhor aparência. E isso é importante porque os usuários que têm confiança em sua aparência têm muito mais probabilidade de usar a tecnologia de vídeo em que a TI investiu.


Os benefícios de uma experiência consistente e familiar para TI e funcionários

O fornecimento de um conjunto de ferramentas consistente para os funcionários, incluindo a tecnologia de videoconferência, aborda uma das prioridades da TI: reduzir as chamadas de suporte. Essa é uma das razões pelas quais as empresas investem em soluções corporativas. A variabilidade na experiência e na qualidade das câmeras incorporadas não apenas leva a mais reclamações dos usuários, mais chamadas e mais tíquetes de assistência técnica, como também aumenta o tempo que o pessoal de TI gasta na solução de problemas.


Por outro lado, a implantação da mesma webcam para todos torna mais fácil e rápida a solução de problemas de TI, se for o caso. Uma experiência consistente e familiar também permite que os funcionários iniciem reuniões mais rapidamente à medida que se deslocam entre a área de trabalho e a sala de conferências, com menos tempo gasto organizando o equipamento.

Os benefícios da videoconferência para a produtividade dos funcionários e conexão social foram bem documentados. Com webcams criadas especificamente, a TI pode fornecer esses benefícios, evitando as limitações das câmeras incorporadas.

235 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page