Integração Tecnológica é primordial para beneficiar experiência de aprendizado para alunos remotos
top of page

Integração Tecnológica é primordial para beneficiar experiência de aprendizado para alunos remotos

As tecnologias têm trabalhado para se conectarem entre si e as APIs abertas se tornaram fundamentais para o ensino à distância, que assume um papel crucial para instituições públicas e privadas


As tecnologias têm trabalhado para se conectarem entre si e as APIs abertas se tornaram fundamentais para o ensino à distância, que assume um papel crucial para instituições públicas e privadas





A modalidade de ensino à distância tem crescido vertiginosamente no Brasil e se consolidou depois da pandemia. Dados da 11ª. Edição do mapa do Ensino Superior de 2021 feito pelo Instituto Semesp, houve um crescimento de 9,8% na educação à distância no primeiro semestre do ano, considerando apenas as matrículas em universidades privadas.


Os times de TI nas universidades são pressionados a adotarem as melhores plataformas, de maneira amigável para o usuário. Isso é especialmente característico no segmento de educação, segundo o estudo do Gartner que avaliou as principais mudanças para o CIO no segmento Educacional até 2026. De acordo com o mesmo estudo, as instituições precisam diferenciar-se e não somente oferecer aprendizado à distância, o que as tornarão melhores umas das outras. Até 2026, as instituições estarão inclinadas a melhorar a experiência do aluno, enquanto reduzem o custo de staff em 20%. E essa tendência segue com a adoção de espaços digitais que melhoram o aprendizado do aluno, sendo a presença em sala de aula, ocorrendo apenas em casos realmente necessários.


De olho nessas tendências, as universidades privadas no Brasil implementam dinâmicas diferenciadas, capazes de agrupar alunos presenciais e remotos ao mesmo tempo. Os docentes, em virtude da pandemia, compreenderam a importância da tecnologia como ferramenta fundamental para o ensino, criando práticas e modalidades que podem incluir propostas interessantes de engajamento. Isso acontece graças à integração de plataformas como a Key On, com seu aplicativo que permite a integração entre a plataforma de colaboração Zoom e sistemas de ensino como por exemplo: Blackboard, Canvas, Moodle, etc. O objetivo é simplificar e enriquecer a experiência da colaboração em sala de aula, com vídeo e compartilhamento de conteúdo na plataforma Zoom.


Segundo Juarez de Carvalho, Diretor de Tecnologia e Inovação da XP On Tecnologia, empresa brasileira integradora de soluções de colaboração “Com a pandemia, muitos de nossos clientes, como instituições de ensino, tinham dificuldade em trabalhar com sistemas fragmentados durante as aulas. Os professores tinham que utilizar uma plataforma para compartilhar, outra para fazer a videochamada e outra para dividir o conteúdo após as apresentações, além de realizar e gerenciar as gravações. Vendo essa deficiência, a KeyOn integra com toda plataforma de soluções Zoom e a grande maioria das plataformas de ensino, auxiliando no aprendizado e utilização transparente do professor para o aluno”, explica.


Até 2026, o Gartner acredita que as salas de aula serão “hyflex” ou seja, totalmente flexíveis em termos de atendimento pessoal e híbrido, prevendo ainda, uma aceleração maior em termos de otimização sustentável e transformação contínua para a melhoria do aprendizado.



44 visualizações0 comentário
bottom of page